O que é funil de vendas ? Saiba como criar.

Hoje falaremos de um dos assuntos mais importantes dentro de um negócio digital, que é o funil de vendas. Muitos ainda não entendem a importância do desenvolvimento de um funil de vendas eficiente, por isso ignoram a etapa de sua criação e por conta disso tem resultados mediano.

Não importa se você é um produtor ou um afiliado, a criação de um funil de vendas é essencial para seu negócio. Porque ele é uma peça fundamental para a otimização de toda sua oferta de venda, e quando digo otimização é no sentido de gastar menos para realizar cada venda.

Você vai entender isso melhor ao longo desse artigo. Primeiramente vamos entender o que é um funil de vendas.

Funil de vendas é um processo controlado onde o prospecto passa até se tornar um cliente. Portanto, são etapas criadas estrategicamente para converter o prospecto em cliente. Existem muitas formas para criar um funil de vendas, sendo que a mais conhecida é o funil de e-mail marketing.

Leia também esses post relacionado:

Funil de vendas em e-mail marketing

O funil de vendas mais conhecido é o funil de e-mail marketing. Funciona assim, o empreendedor cria uma sequência de e-mail onde cada e-mail tem um papel especifico em toda oferta. Por exemplo, vamos supor que o empreendedor está promovendo um infoproduto de emagrecimento, e ele percebeu que as principais objeções que seu público tem para não comprar seu produto é:

Isso funciona?

É cientificamente comprovado?

Qualquer pessoa pode fazer?

Tendo essas informações ele cria uma sequência de e-mail que vai mostrar para seu público ideal que seu produto “funciona, é cientificamente comprovado e qualquer pessoa pode por em prática”.

Sendo assim, no primeiro e-mail ele encaminha para uma página com depoimentos. No segundo e-mail direciona o prospecto para um estudo feito por uma universidade que comprova a eficiência do método do produto. E no terceiro e-mail mostra depoimentos de pessoas completamente diferentes para provar que funciona para qualquer um.

Podemos perceber que um funil de vendas bem feito leva em consideração a persona, e todas as etapas na qual o prospecto irá passar até convencê-lo que o produto entregará o resultado que deseja.

Outros tipos de Funil de Vendas

 

Existem muitas formas de funil que pode ser feito com o incremento do e-mail marketing ou não. Por exemplo, o empreendedor pode criar um funil de vendas utilizando Remarketing, onde o usuário que visita o site e vera um determinado anuncio durante os 3 primeiros dias, depois verá outro anuncio por mais 2 dias e depois outro por mais 2 dias. Sendo que cada anuncio tem uma estratégia para convencer o prospecto.

O que quero dizer é que você pode fazer um funil de vendas utilizando várias plataformas de forma individual ou em conjunto. Você pode criar um funil de vendas utilizando e-mail

Marketing, Remarketing, Facebook, Youtube, e por ai vai. Dependerá muito dá estratégia que quer aplicar no seu negócio.

É importante frisar que na elaboração de seu funil de vendas deve ser feita segundo o perfil de pessoas que passaram por ele. Portanto, um funil que converte para um determinado produto pode não ser eficiente para outro. Por isso o passo mais importante na elaboração de um funil de vendas começa antes de sua formulação, começa na criação do seu avatar. Veremos isso mais a frente

Porque a Criação de um Funil de Vendas é tão Importante

 

Ao elaborar um funil de vendas você deve ter consciência que ele nunca ficará pronto, sempre terá o que melhorar. O funil de vendas é caracterizado por um conjunto de etapas onde cada um tem apenas uma porta de acesso. Vamos analisar um funil de vendas simples para você entender melhor, ele tem essas etapas:

· Anuncio – testes de anuncio para diminui o CPC – significa Custo por clique no link

· Pagina de captura – Teste de isca digital e do layout da página

  • E-mail 1
  • E-mail 2
  • E-mail 3

Dentro desse funil de vendas vemos que cada processo leva ao outro. Se uma pessoa clica no anuncio ela pode optar em deixar o e-mail ou sair, se ela deixar receberá o e-mail 1, e sucessivamente os outros.

A grande questão é que o empreender otimizará cada etapa do funil. Irá testar novos anúncios para melhor o CPC . Criará outras páginas de captura para melhorar a conversão de leads. Mudará os títulos dos e-mails para melhorar a taxa de abertura, melhorara conteúdo de e-mails para melhorar a taxa de clique, e assim sucessivamente.

Por isso o trabalho de otimização de um funil de vendas nunca acaba, sempre terá o que testar para melhorar o resultado de cada etapa do funil.

Como criar um funil de vendas

 

Como já vimos nesse artigo. O processo mais importante para criar um funil de vendas é a criação do avatar. O avatar é o público alvo ideal do seu produto. Você precisa conhecê-lo profundamente só assim conseguirá fazer um funil de vendas persuasivo.

Existem algumas perguntas que deve fazer para conhecer seu avatar:

 

Dados pessoas – Aqui você deve descrever as informações básicas sobre seu avatar, elas são: Nome, idade, sexo, estado civil, profissão, grau de instrução, região onde mora.

Personalidade – Quais são os gostos e desgostos, jeito de ser, informações importantes sobre o comportamento do seu avatar.

Experiência Profissional e Pessoas – Quais são seus Hobbies, atividade de lazer, onde ele gasta seu tempo livre, o que ele vê, ouve e lê.

Problema que enfrenta – Quais são as dores do seu avatar. O que ele precisa e porque ele precisa, qual é a solução para esse problema, quais as outras implicações para as outras áreas de sua vida, o que ele estaria disposto a fazer para eliminar esse problema.

Quando terminar de fazer esse breve questionário terá mais clareza de quem realmente é seu avatar, e com essa informação será possível construir um funil de vendas mais eficiente.

Vamos passar para criação do funil. Como existem muitas opções de criação de funil de vendas. Resolvi ensinar você criar o mais simples, que é por meio do e-mail marketing. Com esse funil você se relacionara com seu avatar por meio de e-mails estratégicos que o convencerá que seu produto resolve o problema dele.

Criando um Funil de Vendas

 

Se você entrou nesse artigo para descobrir como criar um funil de vendas, agora é o momento. Um funil de vendas deve focar suas primeiras estratégias nas objeções e dores mais fortes do seu avatar.

Se você fez o trabalho de mapeamento de seu avatar já sabe qual é sua maior dor. Eu te pergunto agora: Qual é a maior dor do seu avatar? Com a maior dor do seu avatar você irá criar a porta de entrado do seu funil, quer dizer, a sua isca digital.

Vamos supor que você trabalha com produto de emagrecimento e ao fazer o seu avatar percebeu que a maior dor é o efeito sanfona. Sendo assim, sua isca digital deverá ser um pequeno e-book ou vídeo explicando como seu avatar pode sair desse ciclo vicioso.

Você deve fazer a isca digital com a maior dor porque é por meio dela que as pessoas entraram no funil de vendas. Vale lembrar que sua isca deve ser testada. A página de captura deve passa por constantes teste A/B para ter sempre um resultado melhor de conversão em leads.

Criando os E-mails do funil de vendas

 

Agora que já sabe qual será sua isca digital deve dar início na criação dos seus e-mails. Existem 2 tipos de e-mail que poderá criar no seu funil:

Conteúdo e venda. Aconselho que crie 80% de conteúdo e 20% de vendas. Mas, os e-mails de conteúdo devem ser focados em quebrar objeção, digo mais, os primeiros e-mails devem ser focados para quebrar as principais objeções.

Por exemplo, se você sabe que a principal objeção é “isso não funciona”, seu primeiro e-mail deve ser algo que explique o porquê seu método funciona e no final ter depoimentos de clientes. E o segundo e-mail deve abordar outro assunto que quebre á 2 pior objeção. E o e-mail de venda deve ser enviado só no 3º e-mail.

Dica de Ouro

 

E para você garantir que seu funil funcione deverá otimiza-lo segundo as informações que obter com sua execução.

Com passar da semana você vai obter as primeiras métricas, a taxa de abertura e cliques nos e-mail. Você fará o seguinte, você deverá organizar os e-mails com as maiores taxas de abertura no início. Porque isso mostra um interesse maior de seu avatar no assuntos desses e-mails. Já os e-mail com maiores taxas de cliques deverá analisa-los e ver o porquê desse resultado e replicar a técnica nos demais e-mail.

Fazendo dessa forma você otimizará cada vez mais seu funil de vendas, aumentando seu número de vendas sem precisar aumentar seus investimento.

Com todas essas informações acredito que aprendeu como fazer um funil de vendas matador.

Quer montar seu Negócio na internet com pouco investimento, o mercado que vem transformando vidas? Deixe seu e-mail, e receba conteúdo gratuito.

Adailton Almeida

Sou Adailton Almeida empreendedor digital, passei a me dedicar a esse mercado, investir meu tempo e dinheiro em curso para me dar a direção certa, hoje estou em constante aprendizado para realmente alavancar meu negócio na internet, com muito trabalho e dedicação, para ajudar pessoas a montar seu negócio e melhorar seus resultados.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *