5 maneiras para manter leitores fieis ao seu blog

 

 

leitores-fieis

Falaremos hoje de um dos assuntos mais importantes dentro do marketing de conteúdo que é manter os leitores fieis ao seu blog. Não adianta você estar bem posicionado no Google sendo que todos que entram no seu blog nunca mais voltam.

Você deve fazer com que parte deles comecem a seguir você, e assim criar sua própria audiência, que te companha em todos os projetos que participa.

Nesse artigo vou falar de como deve fazer seus conteúdos. Mas, para que as dicas abaixo funcione, antes disso deve ter uma boa estratégia para formação de leads. O que você está fazendo hoje no seu blog para conseguir o e-mail dos visitantes? Vamos a um checklist do que deve ser feito

  1. Teste constantemente várias iscas digitais dentro do seu blog. Você também pode ter mais de uma isca digital.

  2. Teste diferentes maneiras de capturar e-mail. Existem vários locais para colocar o box de captura, teste todas eles e veja qual apresenta melhor conversão. Também tem a opção pop-ups, esse geralmente é o que converte melhor, geralmente…

  3. Mude cor de botão, escrita do CTA, capa da isca digital, teste tudo o máximo possível. Seu objetivo tem que ser conseguir o máximo de conversão em leads possível, uma pequena mudança pode fazer toda diferença

Obs: Você deve fazer 1 teste de cada vez, porque só assim terá certeza que aquela mudança foi realmente responsável pela alteração do resultado.

Dito isso, vamos agora aprender a como escrever um conteúdo que faça as pessoas terem necessidade de consumir diariamente.

Constância

A primeira coisa que deve se preocupar quando quer ter leitores fieis é a constância. Postar constantemente é importante até para SEO, para você ter uma ideia. Se escolheu postar conteúdo no seu blog toda terça-feira é importante que toda teça realmente seja postado.

Esse comprometimento faz com que as pessoas reservem um tempo para ler seu conteúdo. Agora, se você posta quando “dá na tenha” ai será difícil alguém se habituar em consumir seu conteúdo.

Minha dica para que nunca perca uma data de postagem é sempre ter pelo menos 2 semanas a mais de conteúdo. Por exemplo, se postar 1x por semana, tenha pelo menos 2 artigos a mais prontos, se posta 2x na semana deve ter pelo menos 4 artigos prontos. Isso garante, caso surja algum imprevisto, que terá artigos prontos para serem postados. Eu por exemplo, posto em 15 em 15, por que me sinto bem nesse intervalo, e tenho outras coisas para resolver, mais o importante é as pessoas saberem que vou postar outro em 15 dias.

Escrita Informal 

Você precisa escrever de forma informal. Nada de escrever como se estivesse desenvolvendo um trabalho cientifico. A forma que deve escrever é informal, como se estivesse conversando com quem está lendo, percebe? … como estou fazendo agora.

Quando escreve desse jeito você torna a leitura muito mais prazerosa. Você deve somar um conteúdo de muito valor + fácil aprendizagem. Essa formula fará com que as pessoas gostem de seu conteúdo e tenha a necessidade de ler seus novos posts.

Uma dica que posso te dar, que eu faço,é gravar você explicando sobre o assunto, ai depois transcrever tudo. Fazendo dessa forma você garante que escreverá como se estivesse conversando.

Nesse artigo  (  5 formas de fazer artigos matadores ) eu falo mais a respeito de como criar artigo

Conteúdo de Valor

É claro que um dos quesitos fundamentais para ter leitores fieis é criar conteúdo de valor. Eu poderia cria um post falando só desse assunto, (mais logo vou posta esse artigo) mas resumindo tudo, é importante que todo assunto que decida escrever faça uma pesquisada antes. Essa pesquisa dará a você outros pontos de vistas, mais informações, ideias, exemplos, etc. Tudo isso irá contribuir para que crie um artigo ainda melhor.

Outro ponto importante é, sempre que possível deixar um link direcionando a outro(s) conteúdo(s) que fala mais sobre o assunto. Esses outros conteúdos podem ser dentro do seu próprio blog ou para outro. O importante é deixar essa opção para o leitor caso ele queira aprender ainda mais sobre o assunto.

Conteúdo motivacionais 

Outro ponto importante para que as pessoas viciem em seus conteúdos é produzir alguns inspirações ou motivacionais. Esse é um erro que a maioria dos blog cometem, só produzem conteúdo que ensinam algo, mas nunca produzem conteúdos que inspiram a audiência.

Conteúdos motivacionais geralmente são história de pessoas que tiveram sucesso no que você ensina, dizer para o leito que ele também pode ter sucesso se pagar o preço, pode mostrar resultado de um dos seus leitores, etc. Esses apenas são alguns exemplos de conteúdo motivacionais, você pode inovar e criar o seu.

O papel desse conteúdo é trazer uma carga emocional para seu blog, e são essas emoções que vão fazer com que as pessoas se conectem a você. Produzir conteúdo só ensinando não é algo diferenciado, já que a internet está cheio de informação, agora, se você produz conteúdo que inspira sua audiência ai eles passaram a te seguir pelo sentimento que consegue despertar neles.

Seja encontrável

redes-sociais

Outro erro comum que muitos empreendedores digitais cometem é ser uma pessoas que ninguém consegue entrar em contato, isso acaba com a conexão que as pessoas tem com seu conteúdo. Um dia desses precisei entrar em contato com um empreendedor e até hoje não tive retorno. Se as pessoas comentam você não responde, manda e-mail você não responde, enfim, tentam entrar em contato para tirar alguma dúvida e você parece que não existe.

Seja uma pessoa fácil de encontrar, deixe seu e-mail sempre disponível. Vejo alguns empreenderes que deixa seu número de whatsapp, eu ainda não trabalho com o Whatsapp, mais com certeza aumenta muito a aproximação que tem com quem consome seu conteúdo. É uma dica forte essa do whatsapp.

Na medida em que sua audiência for crescendo haverá um número maior de pessoas entrando em contato com você. Tente manter essa interação máximo possível, eu sei que com o tempo tornará algo inviável, terá tantas pessoas entrando em contato que não conseguirá atender todo mundo. Mas até chegar esse dia você deve responder a todos.

Então responda todos, seja nos comentários no seu blog, fanpage, se trabalha com whatsapp deixe seu número, e digo até para criar webinars para que as pessoas vejam você ao vivo. Esse tipo de interação é muito importante para que as pessoas conecte-se a você.

Vimos nesses artigos o que deve fazer para criar leitores fieis ao seu blog, aplique o que lhe passei sei que é difícil, mais tenho certeza que seus resultados no marketing digital irá melhorar.

Quer montar seu Negócio na internet com pouco investimento, o mercado que vem transformando vidas? Deixe seu e-mail, e receba conteúdo gratuito.

Adailton Almeida

Sou Adailton Almeida empreendedor digital, passei a me dedicar a esse mercado, investir meu tempo e dinheiro em curso para me dar a direção certa, hoje estou em constante aprendizado para realmente alavancar meu negócio na internet, com muito trabalho e dedicação, para ajudar pessoas a montar seu negócio e melhorar seus resultados.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *