O que é Marketing de conteúdo?

 

marketing-de-conteudo

Hoje vamos falar de um dos temas de marketing que mais vem sendo implantado nas grandes empresas, o marketing de conteúdo. Se você está começando seu negócio online ou se tem um canal de vendas pela internet, você precisa entender mais sobre marketing de conteúdo. 

Ao longo desse artigo irei passar para você todos os benefícios de utilizar marketing de conteúdo, como ele funciona e como você pode montar sua própria estratégia. 

O que é Marketing de Conteúdo? 

Marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na reciprocidade. Quando você implanta esse tipo de marketing em sua empresa passa a disponibilizar aos seus clientes e prospectos conteúdos que vão ajuda-los em algum aspecto em suas vidas, vou citar um exemplo. 

Vamos supor que seja dono de uma loja que vende suplementos e roupas para academia. Isso significa que as pessoas que frequentam sua loja se interessam por assuntos relacionado a fitness. Sendo assim, sua estratégia de marketing de conteúdo será disponibilizar esse tipo de conteúdo, “melhor alimentação para ganhar massa muscular”, “tipos de treino”, “benefício de tal suplementos”, e assim por diante. 

Mas que tipo de conteúdo devo disponibilizar? Não há um tipo ideal de conteúdo. O seu foco deve ser na qualidade, quer dizer, no conhecimento que será passado pelos conteúdos. A todo caso, particularmente falando, conteúdos em vídeos tendem a aproximar mais você do seu público, fazendo com que as pessoas confiem mais e você. Para isso, basta criar um canal no youtube e mandar vídeos para lá. 

Outra opção e mais utilizado é por meio de artigos. Só que não deve ser um artigo cientifico. O ideal é que você escreva como se tivesse conversando com a pessoas que está lendo, isso torna a leitura muito mais prazerosa, não é verdade? … Para isso você deve criar um blog. Caso não saiba criar um blog no WordPress, pode acessar um curso completo de um colega  que vai lhe ensinar o passo a passo do zero 

Benefícios do marketing de conteúdo 

Autoridade: uma das coisas que tem mais valor no mercado é autoridade. Ser autoridade no assunto possibilita que suas vendas aumente exponencialmente. Os comerciais de pasta de dente que usam e abusam dessa estratégia quando colocam “indicados pelos melhores dentistas”.  

A melhor forma de você construir autoridade é por meio de conteúdo gratuito. Quanto mais uma pessoa consome seu conteúdo, mais ele achara que você entende daquele assunto, e portanto, mais ela acreditará na sua opinião.  

Voltando ao nosso exemplo da loja fitness, se o dono da loja tem autoridade e cria um conteúdo explicando os benefícios do suplemento “x” que acabou de chegar em sua loja, certamente muitas pessoas irão comprar só por causa da indicação dele, repito, porque confiam em seu conhecimento. 

Aumento do ticket médio por cliente 

Como você está compartilhando seus conhecimentos, certamente as pessoas irão aumentar o consumo em sua loja. Veja bem, os clientes que achavam que só se alimentando bem iriam ganhar massa muscular, passaram a comprar whey protein quando leram/assistiram seu conteúdo falando dele. E aqueles que tomavam apenas o whey protein passaram a comprar outros suplementos porque você criou conteúdos falando que esses também eram bons. Veja, cliente informado é cliente comprador. 

Fidelização 

Quando você compartilha conteúdos gratuitos que ajudam seus clientes e prospectos, eles passam a ter uma dívida com você. Dificilmente um cliente que acompanha seu conteúdo irá comprar produtos em outra loja. Isso porque eles acham que tem uma dívida com você, eles tendem a recompensar seus conteúdos de alguma forma, geralmente são: comprar apenas em sua loja e/ou indicar você para amigos. Nos dois casos você acaba vendendo mais. 

Como posso implantar marketing conteúdo na minha empresa? 

estratgia-de-marketing-de-contedo

A primeira coisa que você precisa para implantar o marketing de conteúdo é dos contados de seus clientes e prospectos. Por isso é importante criar uma campanha para conseguir contatos dos possíveis interessados nos produtos que você vende.  

No nosso exemplo, o dono da loja poderia dar 10% de desconto no whey protein para quem preenchesse uma folha cadastral com nome/e-mail/telefone. E para conseguir prospectos é só criar um anuncio no facebook ads oferecendo o mesmo desconto e direcionar apenas para sua cidade.  

Todos esses contados devem cair na sua ferramenta de autoresponders. Essa ferramenta permite que você envie e-mails automáticos e sequenciados. Por exemplo, se uma pessoa cadastra em sua lista hoje e outra daqui 7 dias, a que entrou no 7º dia receberá o mesmo e-mail que aquela que entrou no dia 1. 

Por isso você deve criar um sequência de e-mail. Nada de imagens chamativas como essas empresas grandes fazem. O ideal é que seu e-mail se pareça como um e-mail de um amigo, portanto apenas texto e talvez uma pequena imagem. 

Dentro desses e-mail estará links direcionando aos seus conteúdos. O ideal é que seu e-mail tenha no mínimo 3 link que apontem para mesmo conteúdo, mas de forma diferente. Um link pode estar na imagem, o outro no “clique aqui”, e o outro no “tudo sobre whey protein”. 

Se você tem o telefone de algumas pessoas pode enviar sms automáticos também, existe algumas plataformas que fazer esse trabalho e funciona como o envio de e-mails automáticos. A ideal é a mesma, construir uma sequência de sms que leve até seus conteúdos. 

Nesse sequência de conteúdo deverá ter também alguns e-mails de venda. O ideal é que seja 80% e-mails de conteúdo e apenas 20% de e-mails de venda.  

Os e-mail de venda deverá falar de seus produtos, seus benefícios, preço, etc. O objetivo é realmente vender o produto. Mas nos e-mail de conteúdo não deve colocar nada relacionado a venda, deve ser simplesmente passar um conhecimento que você tem.  

Conclusão 

Viu como é fácil implantar marketing de conteúdo na sua empresa? Agora só falta colocar mão na massa e começar a implantar. Vimos que há muitos benefícios para uma única estratégia. Qualquer dúvida que tiver só postar aqui a baixo. Até próximo post. 

Quer montar seu Negócio na internet com pouco investimento, o mercado que vem transformando vidas? Deixe seu e-mail, e receba conteúdo gratuito.

Adailton Almeida

Sou Adailton Almeida empreendedor digital, passei a me dedicar a esse mercado, investir meu tempo e dinheiro em curso para me dar a direção certa, hoje estou em constante aprendizado para realmente alavancar meu negócio na internet, com muito trabalho e dedicação, para ajudar pessoas a montar seu negócio e melhorar seus resultados.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *