O que é nicho de mercado? porque precisa segmenta-lo? 5 nichos mais rentável

Hoje falaremos de um dos assuntos mais importantes dentro do marketing, a importância de localizarmos e focarmos em um nicho de mercado segmentado. Antes de mais nada que dizer que, o seu negócio online é marketing puro. E por isso você precisa de uma estratégia muito bem bolada para transformar o seu negócio em algo duradouro, crescente e seguro.

Uma das características fundamentais para conseguir um negócio com essas característica é entender o que é mercado? Nicho e Sub nicho? Tendo essas informações você conseguira identificar aonde se encontra o público que mais comprará seu produto.

Nicho de mercado e segmentação

nicho-de-mercado

 

Mercado:

Existem muitos afiliados ou produtores iniciantes que não entenderam o que é o mercado. E por não saberem o que é, acabam escolhendo o mercado para anunciar seu(s) produtos(s).

Um exemplo clássico disso é, o afiliado vai no Hotmart e escolhe um produto de emagrecimento para promover. Feito isso, ele vai até o facebook ads e escolhe a única segmentação, “pessoas que tem interesse em dieta”, e pronto, começa a anunciar para esse público. Isso está errado, você está anunciando para o mercado.

Dentre todas as segmentações o “mercado” é a mais ampla, o que significa que todas as pessoas dessa segmentação tem um objetivo em comum. O mercado seria “Pessoas que querem emagrecer”, e ponto. Deixando mais claro, você não deve anunciar para o mercado. Até final desse artigo você entenderá o porquê.

Nicho 

A maioria dos afiliados insistem em trabalhar no nicho. Se você atua no nicho tudo bem, também funciona já que é um tipo de segmentação mais assertiva, mas também não é o ideal.

O nicho é um pouco mais especifico que o mercado, e por isso permite que você tenha uma conversão maior na venda dos produtos. O nicho seria “mulheres que querem emagrecer”. Perceba que, o “mercado” é todos que tem um objetivo em comum, no caso do nosso exemplo é emagrecer.

Se tratando do nicho, nós começamos a falar do público, que no caso é mulheres que tem o objetivo de emagrecer. Outro nicho poderia ser “homens que querem emagrecer” e assim sucessivamente. Você vai entender porque é importante especificar o seu público.

Sub Nicho

 O sub nicho é o ideal, onde deve atuar. O sub nicho é o tipo de segmentação mais assertiva que pode ter, porque você decide exatamente quem estará passando por sua oferta, e uma vez encontrado o sub nicho certo é muitas vendas na certa.

O sub nicho funciona porque ele trabalha no “porque”. É um grupo de pessoas que querem o mesmo objetivo pelo mesmo motivo. Veja bem, no caso do “mercado”, todos querem emagrecer mas por motivos diferentes. Exemplo, homens querem emagrecer por motivos diferentes que as mulheres.

Se tratando do nicho, acontece a mesma coisa. “Mulheres que querem emagrecer”, nem todas as mulheres que querem emagrecer, querem pelo mesmo motivo. Uma mulher de 45 anos quer emagrecer por motivos totalmente diferentes que as jovens de 18 anos, por exemplo.

O sub nicho é você encontrar um público que quer o mesmo objetivo pelo mesmo motivo. Por exemplo, “mãe de 30 a 45 anos que querem emagrecer”, esse seria um super nicho. Mães dos 30 aos 45 anos que querem emagrecer passam por situações semelhante que fazem com que seu desejo de perder peso cresça. Outro exemplo “homens de 18 aos 28 que querem perder peso”, nesse caso também, são jovens que querem tem corpo sarado por motivos parecidos.

Qual é a Vantagem de trabalhar Dentro do Sub Nicho

nicho-rentavis

 

Antes de você entender o porquê deve trabalhar no sub nicho, deve saber qual é a diferença do “produto” e a “oferta”. O “produto” é o que o produto é, por exemplo, pneu, celular, livro, etc. A oferta é os benefícios que o produto irá causar na vida de seu cliente, por exemplo, “esse pneu percorre mais “x” metros mesmo estando furado”, “esse celular não trava, isso significa que nunca mais ficara nervoso com isso”, “esse livro ensinara a você a ter uma vida financeira mais saudável”, etc.

O que muitas empresas e empreendedores não entenderam, é que nunca deve vender o “produto”, e sim a “oferta”. Quer dizer, você deve falar sempre o que seu produto irá provocar na vida do cliente. E para fazer isso com eficiência precisa falar para um público especifico.

Se você escolher atuar no “mercado” ou “Nicho”, como irá falar dos benefícios, dizer que entende o que seu futuro cliente está passando, sendo que está comunicando para pessoas que tem necessidade e desejos completamente diferentes? Esse tipo de erro fará com que seu conversão em vendas caia drasticamente.

O cenário muda se falar para apenas um público, trabalhar em um sub nicho. Se comunicar com apenas um público muito bem segmentado permite você saber, o que eles querem, porque querem, quais são suas frustrações, quando eles sentem maior desejo pela transformação que seu produto proporciona, do que sentem vergonha, etc. Você conseguirá saber quase tudo que seu público ideal passa, e esse conhecimento irá permitir que faça uma oferta muito melhor, fazendo com que suas vendas vá as alturas.

Não fique pensando “nossa, mas se eu escolher um sub nicho a quantidade de pessoas que poderei vender é muito pequena”. Isso é um engano, qualquer sub nicho que escolher trabalhar, por mais segmentado que seja, será de centenas de milhares de pessoas, e portanto um público extremamente grande. E além do mais, você pode vender muitos produtos diferentes para o mesmo sub nicho, porque você conhecerá muito bem suas dores e necessidades. Então conseguira saber quais produtos eles estão pré-dispostos a comprar.

Qual é o Melhor Sub Nicho?

 

 

sub-nichos-mais-rentavis-de-2016Muitos me pergunta “então qual é o melhor sub nicho que posso atuar?”. Esse é aquele tipo de pergunta que não tem uma resposta definitiva, mas sim uma sugestão. E minha sugestão é que escolha um sub nicho que você consiga compreender melhor. Por exemplo, se você tem 28 anos e tentou emagrecer e não conseguiu. Você sabe a frustração de homens que tem sua faixa etária e também se frustraram quando tentaram emagrecer. Então uma boa ideia é trabalhar com esse público, já que conhece ele tão também.

Digo isso porque, a grande maioria dos sub nicho são pagadores, desde que você mostre a eles que você entende a dor deles e que seu produto irá causar a transformação que desejam.

Por isso o ideal é que, olhe sua experiência de vida e se pergunte: “qual é o público que eu mais conheço?” A resposta dessa pergunta será seu sub nicho ideal.

Agora, se você não faz ideia em qual super nicho atuar,vou dar a você algumas sugestões de nichos compradores, então veja abaixo:

  • Mães dos 28 aos 45 anos: esse público é muito comprador. As mulheres são seres muitos emocionais, e portanto, se saber comunicar com elas da forma correta conseguira fazer muitas vendas. Além disso, essa etapa da vida você pode oferecer muitos tipos de produtos, como por exemplo: Como educar filhos, como ter um casamento saudável, emagrecimento, educação financeira, e por ai vai.

 

  • Homens dos 40 anos acima: Ter um público masculino mais velho também é uma ótima opção. Eu particularmente prefiro o público mais velho porque a objeção “não tenho dinheiro” é mais difícil existir. Então para fazer com que comprem basta convence-los que meu produto é realmente o que precisam. Esse público você tem muitas opção para trabalho, entre elas: produto de investimento, relacionamento que ensine a conquistar uma mulher para se casar, calvície, entre outros.

 

  • Empreendedores dos 30 as 50 anos: Esse tipo de público, se conseguir comunicar-se com ele de forma persuasiva ganhará muito dinheiro. Isso porque é um público que já está acostumado a investir em crescimento pessoal, não só isso, ele investem alto e indicam para outros empreendedores. Sendo assim, a infinidade de produtos que pode oferecem para esses empreendedores é muito grande, pode ser: forma de investimento, como administrar trabalho e família, desenvolvimento pessoal, educar os filhos, etc.

 

  • Pequenos e médios empresários: Ter um público de empresários também é um ótimo sub nicho. Pequenos e médios empresários sempre estão procurando formas de fazerem suas empresas crescerem ou outras formas de investimento. Por isso você pode oferecer vários tipos de produtos relacionados a: marketing, gestão de negócio, coach, outros investimentos, gestão de pessoas, etc.

 

  • Homens de 18 anos aos 28: um público jovem que vejo que vale a pena investir é homens com essa faixa etária. Esse público é muito grande e compra se vir valor. Não indico vender produtos com ticket muito alto porque não é um público cheio da grana. Mas produtos abaixo dos R$500 reais pode ser uma boa. Gosto desse público porque é fácil de fazer uma boa oferta, porque são muito ativos na internet o que possibilita colhesse-los bem. Alguns produtos que indico são: seduzir mulheres, fazer mulher ejacular, controlar a ejaculação, Estudar para vestibular ou concurso, entre outros.

 

Como você viu ao longo desse artigo, um bom negócio precisa de uma boa estratégia de marketing. Você viu o que é nicho de mercado, e que a melhor opções é atuar nos sub nichos, e acabei dando a você alguns públicos que tem potencial enorme de compra.

 

 

Quer montar seu Negócio na internet com pouco investimento, o mercado que vem transformando vidas? Deixe seu e-mail, e receba conteúdo gratuito.

Adailton Almeida

Sou Adailton Almeida empreendedor digital, passei a me dedicar a esse mercado, investir meu tempo e dinheiro em curso para me dar a direção certa, hoje estou em constante aprendizado para realmente alavancar meu negócio na internet, com muito trabalho e dedicação, para ajudar pessoas a montar seu negócio e melhorar seus resultados.

Website:

8 Comments

  1. bom artigo Adailton

    Agora sim conseguir definir meu nicho
    estava alguns dias quebrando a cabeça para escolher o meu nicho
    na verdade como o senhor disse, não estava claro dentro de me.
    muito obrigada, me ajudou de mais.

    • Adailton Almeida

      É um prazer ajudar as pessoas,
      fico MUITO feliz.
      obrigado pelo comentário.
      sucesso nos nogócios

  2. Gilson Silva

    Cara, parabéns! Foi o post mais completo que já li

    • Adailton Almeida

      Olá Gilson.
      Fico feliz por ter lhe ajudado.
      Obrigado pelas palavras.

  3. Flaviene Matos

    Nossa.. Parabéns pelo artigo!!!
    Me ajudou demais…
    Agora sim, defini meu sub nicho..!
    Também estava quebrando cabeça há dias…
    Mas esse artigo elucidou todas minhas dúvidas!
    Muitíssimo Obrigada!
    Deus abençoe cada vez mais, seu negócio!!!

    • Adailton Almeida

      Amém – Obrigado pelo comentário – Fico muito feliz em ter lhe ajudado Flaviene.

  4. Cláudio Souza

    Cara, muito bom esse artigo.Principalmente as opções de sub nichos que você deu. Sucesso mano.

    • Adailton Almeida

      Obrigado pelas palavalras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *