Como fazer um plano de marketing passo a passo

Muitas pessoas me procuram perguntando como podem criar um plano de marketing vencedor. Esse desejo de criação de um plano de marketing é muito importante já que contratar um consultor fica caro e nem todas as empresas, principalmente as que então iniciando, tem esse capital.

Portanto, se você tem duvidas de como fazer um plano de marketing continue lendo esse artigo que mostrarei a você passo a passo do que deve ser feito.

Três Passos simples para fazer um plano de marketing

plano-de-marketing

A base de um bom plano de marketing consiste em três passos que são: conheça-me, compre de mim e fale de mim.

Não importa o tamanho de sua empresa ou o que ela vende, sempre deve obedecer a esse modelo. Dito isso, vamos agora abordar cada assunto e explora-lo com profundidade para que entenda.

1 – Plano de marketing Me conheça

O primeiro passo para criar um plano de marketing é fazer com que o publico alvo de seu produto ou serviço te conheça. Toda a base de sustentação do seu plano vem desse primeiro passo, caso faça de forma errada ou mal feita os resultados não serão satisfatórios.

Dito isso, você deve identificar o melhor publico possível que precise de seu produto ou serviço. Essa tarefa denominamos no marketing como identificação da persona. Deve-se perguntar quem é seu publico, onde ele mora, qual a idade, renda, sexo, porque ele precisa de seu produto, quais benefícios que só você pode proporcionar a ele, etc.

Quanto mais informação tiver sobre sua persona melhor poderá seu plano de marketing. Deve anotar essas informações em um papel.

Quando tiver todas essas informação de sua persona deve começar a criar conteúdos gratuitos para que ela te conheça. Preste atenção, com as informações adquiridas anteriormente você conseguira identificar qual são as dificuldades, duvidas, objeções que sua persona tem sobre o produto ou serviço que oferece.

Portanto, se você começar a criar conteúdos dando dicas, acabando com as duvidas e quebrando suas objeções, fara com que sua marca ganhe cada vez mais autoridade no nicho que atua. 

Não importa o tipo de produto ou serviço que você venda, sempre existe uma maneira de criar conteúdo para seu publico alvo. Um bom exemplo disso que vi esses dias atrais, foi uma empresa que filmou o processo de produção de seus produtos e disponibilizou em sua fanpage.

Isso fez com que muitas pessoas começassem a comprarem dela, porque nesse vídeo mostrou a qualidade que o produto tinha e o cuidado para cria-lo.

Por isso o primeiro passo e o mais importante é a identificação de seu publico alvo e a criação de conteúdos gratuitos para fazer com que eles conheçam sua marca ou sua imagem se você quer ser uma autoridade em eu nicho.

2 – Plano de marketing compre de mim

e-mail-marketingNosso próximo passo do plano de marketing é compre de mim. Essa etapa ocorrera naturalmente se fizer a etapa de identificação e criação de conteúdo da maneira correta.

As pessoas não compram da primeira empresa que veem porque tem duvida (objeções) acerca do que esta sendo vendido, além disso, não confiam inteiramente no que a empresa diz que proporciona.

Se quiser fazer um plano de marketing vencedor precisa identificar essas objeções e quebra-las uma a uma, até que as pessoas se citam confortáveis em comprar.

Mas tem um porem, você não conseguira quebrar todas as objeções, e muito menos fazer com que elas confiem em você com um único vídeo ou artigo. Para conseguir cumprir com esse objetivo precisará criar um relacionamento com elas.

Nesse relacionamento você mandara conteúdos relevantes para seu publico e ao mesmo tempo quebrara suas objeções. Por exemplo, se vendo um produto de emagrecimento uma boa opção, você faz algumas gravações de cardápios saudáveis e simples para pessoa preparar. Mas, além disso, mandar depoimentos em vídeos de clientes que já obtiveram os resultados que prometo, também é um conteúdo importante. 

Ora, as pessoas têm duvidas se seu produto ou serviço funciona, da qualidade do mesmo, o tempo que demorará em obtiverem os resultados, etc. Por isso, mostrar a elas que funciona através de depoimento você quebrara essas objeções.

Você esta conseguindo compreender como o processo de compra se tornara alvo natural? Na medida em que as pessoas se sentirem mais confortáveis com sua empresa elas passaram a comprar de você. Umas compraram mais rapidamente, outras demoraram semanas para sentirem confiança, mas o importante e que você criara um sistema que informa as vantagens.

Agora, existem muitas maneiras de criar um relacionamento com seus possíveis clientes. A mais utilizada é por meio de e-mail marketing, onde você consegue o e-mail da persona e automatiza envio de e-mails com os conteúdos que preparou.

Para conseguir esse e-mail precisa oferecer alguma vantagem, que pode ser um desconto de primeira compra ou um isca digital, quer dizer, um e-book ou um vídeo que ensine alguma coisa para sua persona.

Mas esse processo de relacionamento pode ser feito por qualquer forma que quiser, desde que consiga falar com todos ao mesmo tempo. Seja por meio de sms, grupo no whatsapp, grupo facebook, etc.

3 – Plano de marketing, Falem de mim.

O ultimo passo é essencial para sustentabilidade de sua marca. Depois que as pessoas comprarem de você abrirá dois caminhos, naturalmente: elas ficaram satisfeitas ou insatisfeitas com seu produto ou serviço.

Se elas ficaram satisfeitas elas falaram muito bem de você, e como tem conteúdos gratuitos, essas pessoas que foram atingidas por esse boca a boca, também entraram em um relacionamento com você e viram a comprar.

E as que não ficaram satisfeita com seu produto falaram mal de você a um numero muito maior, difamaram você e sua empresa. Por isso, seu objetivo é agradar o máximo de pessoas possíveis, caso contrario, a longo prazo você não terá uma empresa sustentável.

Esses foram os três passos que te ensinaram a como fazer um plano de marketing vencedor. Agora estude muito bem sua persona e passe a criar os conteúdos. Qualquer duvida deixe seu comentário abaixo.

Quer montar seu Negócio na internet com pouco investimento, o mercado que vem transformando vidas? Deixe seu e-mail, e receba conteúdo gratuito.

Adailton Almeida

Sou Adailton Almeida empreendedor digital, passei a me dedicar a esse mercado, investir meu tempo e dinheiro em curso para me dar a direção certa, hoje estou em constante aprendizado para realmente alavancar meu negócio na internet, com muito trabalho e dedicação, para ajudar pessoas a montar seu negócio e melhorar seus resultados.

Website:

2 Comments

  1. katia

    Bom artigo Adailton
    A parte mais importante sem dúvida é o relacionamento com o email marketing e também via whatsapp.

    • Adailton Almeida

      verdade Katia
      obrigado pelo comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *