Como fazer uma sequência de e-mail que converte em vendas

 

sequencia-de-e-mail

Hoje vamos falar de um assunto muito importante dentro do marketing digital, que é a criação de uma sequência de e-mail que vende. Muitos iniciantes dentro desse mercado me perguntam “eu realmente preciso de uma lista de e-mail?”

Sim, absolutamente todo os nichos deve-se fazer uma lista de e-mail. Isso porque a lista de e-mail tem 2 principais objetivos:

Relacionamento: 

 É claro que a lista de e-mail não é o único local possível onde se pode fazer relacionamento. Temos hoje muitas ferramentas que se pode utilizar para impactar sua audiência, por exemplo: Facebook, youtube, whatsapp, sms, telescope, etc.

Segurança:

Outro benefício, e ao meu ver o principal, que temos ao construir uma lista de e-mail é a segurança. Como você pode perceber, todos os outros locais onde é possível se relacionar com a lista não nos pertence. Por exemplo, se você tem 100 mil pessoas no seu canal do youtube e perde a conta ou por algum motivo o youtube fecha, todos aqueles contatos vão por água abaixo.

Se você tem uma lista de e-mails a sua audiência está no seu controle, caso algum canal venha a fechar não tem problema, já que você tem o contato pessoais deles.

Se você sabe que criar uma lista de e-mail é importante e portanto sua única dificuldade é fazer uma sequência de e-mail que venda, fique comigo. Para conseguir isso precisa-se seguir um método, uma forma de montagem de sequência que convença o seu prospecto que seu produto é o melhor para ele.

Nesse artigo mostrarei a você como criar uma sequência de e-mail vendedora.

Descobrindo Quem é sua Persona

O primeira passo para construir uma sequência de e-mail é descobrir quem é sua persona. Esse é requisito mais importante, porque é por meio dele que criará uma sequência matadora. O que é a Persona? A persona é seu público alvo, as pessoas que tem maior potencial de comprar o seu produto.

Você deve saber mais ou menos quem é seu público alvo. Provavelmente sabe se é mais homens ou mulheres, mais ou menos sua faixa etária, se é formado ou não. Mas deve ir além, você deve entrar no corpo de sua persona e entender o que ela passa no seu dia a dia.

Responda as perguntas abaixo para identificar quem é sua persona, isso vai fazer você descobrir o que ela passa no seu dia a dia, quais são seus desejos, frustrações, etc.

  • O que a persona vê? O que a persona vê que faz ela lembrar do problema?
  • O que a persona ouve? O que a persona ouve que faz ela lembrar do problema?
  • O que a persona fala? O que a persona fala quando apontam o problema dela?
  • Quais são os Sonhos mais Secretos da Persona?
  • O que é ter “sucesso” para persona?
  • Quais desculpas a persona usa para não ter atingido o resultado ainda?
  • O que a persona valoriza? Velocidade? Resultado? Status? Qualidade de vida?

Quando você responder todas essas perguntas de forma detalhada automaticamente descobrirá muitas objeções. Quais são suas dores, seus desejos, sonhos, etc. Somente com essas informações poderá completar os próximos passos.

Criando a sequência de e-mail

 

lista-de-e-mail

Agora que você está com a “persona” em mãos, vamos criar a sequencia de e-mail. Você vai perceber que sua persona tem objeções acerca do produto que está vendendo para ela. Por exemplo, eu vou vender um produto de emagrecimento, e descobri respondendo à pergunta que minha persona já tentou emagrecer várias vezes utilizando métodos mirabolantes e não deu certo, então uma objeção muito forte que ela tem é “isso não dá certo”.

Então o que irei fazer é matar essa objeção com prova social e cientificidade. A prova social é mostrar pessoas que utilizaram meu produto e tiveram resultados, cientificidade é mostrar estudos científicos (ou alguém de muita autoridade) falando que o método do seu produto funciona.

Você deve listar todas as objeções que sua persona tem sobre seu produto e as transformações que terá com ele. Após fazer a lista de objeções crie mais duas outras listas, uma para prazer e outra para dor.

A lista do prazer deve mostrar a persona que seu produto irá dar a ela o que ela deseja. Ou seja, mostrar que com a ajuda do seu produto ela conseguirá chegar na sua definição de “sucesso”. Mostre a ela como seria a vida se ela conseguisse alcançar os seus objetivos, o que as pessoas iriam falam? Como ela iria se sentir?

Na lista da dor mostre para ela que você sabe o que ela passa no seu dia a dia, mostre que você entende exatamente o que ela passa.Além disso,  cite experiências suas caso já tenha passado pela mesma dificuldade. Outro ponto importante em relação a dor é que sempre ela tende aumentar se você não resolver o problema. Por isso deve criar para sua persona um quadro da dor futura caso ela não resolva o problema agora, mostre que as coisas irão piorar com o tempo.

Primeiros e-mails

Nos primeiros e-mail de sua sequência você já deve começar quebrando as principais objeções. Como “esse produto não funciona”, “não confio no vendedor”, “esse produto não funciona para mim”, identifique as principais objeções e quebre logo nos primeiros e-mail. Seus conteúdos devem abordar e quebrar essas objeções.

Junto das quebras das objeções mostre a persona que você entende a dificuldade dela, mostre a dor presente que ela está passando e a futura dor.

Depois de relembra-la das dores que ela passa você mostrará a transformação que seu produto irá provocar nela, caso ela coloque em pratica. Crie um quadro a ela de como será após utilização de seu produto, fale que ela conquistará os maiores desejos dela com seu produto.

Fazendo isso a confiança dela em você aumentará, a confiança no produto também aumentará e assim ela comprará o produto.

Conclusão

Vimos que o ponto mais importante para construção de uma sequência de e-mail que vende, é conhecer o seu público alvo. Porque assim você poderá quebrar todas as objeções. Mostrar as dores e a transformação do seu produto dará clareza a elas de que estão tomando uma ótima decisão ao comprarem de você.

Quer montar seu Negócio na internet com pouco investimento, o mercado que vem transformando vidas? Deixe seu e-mail, e receba conteúdo gratuito.

Adailton Almeida

Sou Adailton Almeida empreendedor digital, passei a me dedicar a esse mercado, investir meu tempo e dinheiro em curso para me dar a direção certa, hoje estou em constante aprendizado para realmente alavancar meu negócio na internet, com muito trabalho e dedicação, para ajudar pessoas a montar seu negócio e melhorar seus resultados.

Website:

1 Comment

  1. Adailton Almeida

    Gostou do conteúdo, deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *