Trabalho em casa, e quais os erros mais comuns

 

trabalhar-em-casa

Todos querem trabalhar em casa achando que é algo simples, afinal você está em casa, o que poderia te atrapalhar? Vai por mim, há muitas coisas que podem te atrapalhar trabalhando em casa, seja pelo ambiente ou por você mesmo.

Por isso, se você está pensando trabalhar em sua casa ou já trabalha, vou compartilhar com você algumas dificuldades que superei e outras que estou lutando para superar.

Horário

A primeira dificuldade de quem trabalhar em casa é o horário. Por trabalhar em casa parece que horário não seria problema, afinal você está em sua casa e pode trabalhar quando quiser, bom, não é bem assim. É importante que você defina quantas horas irá trabalhar por dia e quais serão elas. Não deixe aberto para trabalhar quando sente vontade, isso realmente não funciona.

Outro problema é você obedecer o próprio horário que especificou para você. Parece ironia, mas você estando na sua casa parece que tem mais motivo para se atrasar do que indo trabalhar em outro lugar.

A verdade é que, trabalhando para você mesmo não se sente obrigado a cumprir aquilo próprio que determinou, esse cenário muda se alguém está pagando para você trabalhar.

Solução

A solução que encontrai para o horário foi agir como se eu fosse empregado. Eu acordo 1h antes do meu horário de trabalho, tomo banho, café, escovo os dentes e troca de roupa. Esse ritual me mantem comprometido naquilo que defini para mim.

Dentro de casa sempre aparece alguma coisa para fazer com que se atrase, alguém te liga, você lembra de fazer tal coisa, enfim, esse tipo de imprevisto acontece, por isso é importante antevê-los. E para fazer isso deve estar pronto para trabalhar antes que dê seu horário. Por exemplo, se especificou para você começar a trabalhar as 8h, então esteja pronto as 7h45.

Interrupções

Outro grande problema de trabalhar em casa são as interrupções. As interrupções pode partir de você, essas são procrastinações que seu cérebro envia até você para que pare de trabalhar, vem em forma de fome, necessidades, sede, etc.

Mas a outro tipo de interrupção que é mais comum e é ainda pior, as interrupções externas. É incrível como as outras pessoas não acreditam que você está trabalhando só porque está em sua casa, principalmente se elas moram com você.

É muito comum seus familiares pedirem para você fazer “tal coisa” no dia posterior para eles ou ligarem pedindo para fazer “tal ação”. Se eles estão na sua casa é comum te interromper para conversar, fofocar, enfim. Essas interrupções não são ruim apenas porque faz você parar de produzir, mas também tiram seu foco naquilo que está fazendo e isso pode comprometer a qualidade do seu trabalho.

Solução

A maneira que arrumei para solucionar esse problema foi arrumar um local da casa onde seria meu escritório. Você deve transformar um cômodo ou parte dele em um escritório. E sempre que estiver ali e alguém for te interromper deve dizer que está trabalhando, mas deve dizer isso sem ser grosseiro. Com passar do tempo as pessoas vão perceber que está realmente trabalhando e vão parar de interromper você.

Agora, as interrupções internas irão sumir naturalmente se você cumprir seu horário. Nosso corpo se acostuma com o ambiente, se fica dias repetidos fazendo a mesma coisa ele logo vai se acostumar e criar condições para que tudo se cumpra com mínimo de esforço possível.

Planejamento

 

planejamento

Outro aspecto muito importante para seu sucesso trabalhando em casa é o planejamento. Quando trabalhamos para terceiros não planejamos, afinal é só ir no serviço e trabalhar, não há necessidade de pensar menos planejar.

Agora, você não pode trazer essa filosofia para seu próprio negócio. Você que irá dizer agora para onde quer ir, e se não tem bem definido isso, você pode estar caminhando para um local onde pode não gostar.

O planejamento deve ser feito a longo prazo. Nele deve ter quanto quer ganhar? Se quer terceirizar alguns trabalhos? Quais são esses trabalhos? As ações que deverão ser feitas? Será necessário fazer parcerias? Etc. Minha dica é que utilize a ferramenta SMART para criar seu planejamento. Caso não conheça essa ferramenta basta fazer uma breve pesquisa que encontra muitos conteúdos sobre ela. 

Uma vez que esteja tudo planejado, você conseguira identificar quais trabalhos são mais importantes desenvolver AGORA. Você sabe o que é produtividade? Muitos acham que produtividade é fazer 10 coisa ao mesmo tempo, um grande erro isso. Produtividade nada mais é que, fazer o mais importante primeiro e com eficiência.

Agora, sem planejamento você não sabe o que é mais importante e com isso você perde sua produtividade.

Solução

A solução como já citei é colocar em pratica a ferramenta SMART. Eu particularmente, depois de tudo planejado, criei tarefas mensais, semanais e diárias. Então, todos os dias eu sei o que deve ser feito, e o que deve ser feito determinei como o mais importante para aquele momento.

Tente criar um cronograma você também. Dê uma olhada no dia anterior o que terá que fazer no dia posterior. Assim você já agirá sem surpresas, poderá antever futuros problemas, já que saberá o que terá que fazer no amanhã.

Focar em resultados

Já que optou trabalhar em casa, imagino que não trabalha para alguém, mas sim trabalhe para você mesmo. Isso é ótimo, eu também prefiro trabalhar para mim. Só que quando você trabalha para você mesmo passa a ganhar por produção, por resultados.

Empregados ganham o mesmo tanto trabalhando bem ou mal, ele estando na empresa cumprindo seu horário vai ganhar “x”. Agora você, ganhará por seus resultados não importando quantas horas por dia trabalhe.

Solução

Para que tenha resultado a matemática é simples, estude e aplique. Nunca pare de adquirir conhecimento na área que optou atuar. Mas não basta estudar, deve aplicar aquilo que aprendeu em seu negócio. Se você tiver esse pensamento tenho certeza que é questão de tempo para conseguir cada vez mais resultados.

Quer montar seu Negócio na internet com pouco investimento, o mercado que vem transformando vidas? Deixe seu e-mail, e receba conteúdo gratuito.

Adailton Almeida

Sou Adailton Almeida empreendedor digital, passei a me dedicar a esse mercado, investir meu tempo e dinheiro em curso para me dar a direção certa, hoje estou em constante aprendizado para realmente alavancar meu negócio na internet, com muito trabalho e dedicação, para ajudar pessoas a montar seu negócio e melhorar seus resultados.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *